Chiller

Manutenção de melhoria – Inclui as modificações ou alterações destinadas a melhorar o desempenho do equipamento, ajustá-lo a novas condições de funcionamento, melhorar ou reabilitar as suas características operacionais.

Manutenção preventiva - Orientada no sentido de evitar a ocorrência de avarias, e dentro da manutenção preventiva existem dois subtipos:

  • Preventiva sistemática – fazem-se os trabalhos a intervalos de tempo pré-determinados.
  • Preventiva condicional – fazem-se os trabalhos quando há indicações técnicas para os fazer, técnicas essas que podem ser, análises de vibrações, análises de tendência, ou pelo estado do equipamento (ruído, folgas, rendimento parâmetros de funcionamento, etc…).

Manutenção corretiva – também designada curativa, destina-se a reparar avarias e maus funcionamentos ocorridos em serviço.

Nos vários tipos de trabalhos:

Trabalho preventivo sistemático feito na maioria dos casos a partir das recomendações dos fabricantes, revisões, análise de óleos, rotinas de lubrificação, rotinas de inspeção, parâmetros esses que serão submetidos às técnicas de manutenção condicionada, por exemplo análise de tendência, que indica parâmetros limites de funcionamento.

Trabalho preventivo condicional é normalmente planeado para ser executado em função dos resultados de: inspeções sistemáticas da condição e controlo dos parâmetros de funcionamento, que fornecem normalmente, um aviso de longo prazo para a necessidade de intervenção.